- Área: 2500 ft²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Matthew Millman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa rural se localiza em um terreno agrícola de 80 acres na região vinícola da costa central da Califórnia. Desde a planta até os detalhes de montagem, o edifício responde ao clima extremo da sua localização de deserto, à dinâmica social de uma família extensa e à continuidade entre interior e exterior da vida rural.
A construção da casa é fundamentada no ato primordial de alvenaria. Paredes de bloco de concreto criam a organização espacial, social e ecológica do edifício. A alvenaria foi escolhida por sua presença elementar, sua ligação com a tradição histórica de construção e sua harmonia visual em relação ao ambiente natural. Estas paredes criam os espaços primários da casa, definindo áreas públicas e privadas e ancorando-as ao lugar. Suas estruturas vetoriais se voltam para o exterior, enquadrando marcos distantes para proporcionar orientação dentro da paisagem, enquanto a sua resistência fornece abrigo físico e psicológico.
O projeto organiza atividades domésticas ao redor da trajetória do sol ao longo do dia, coreografando o ritmo cotidiano da vida na terra. Este ritmo - e a planta do edifício - é centrado ao redor de uma área de jantar e estar coberta ao ar livre, o coração da casa e centro da atividade familiar. Há espaços de estar internos abertos adjacentes à área de estar ao ar livre, criando espaços confortáveis para reuniões casuais tanto para a família nuclear quanto para grupos maiores da família estendida. Afastados da área principal de estar, os dormitórios oferecem privacidade e retiro quando desejado, cada um com seu próprio domínio separado ao ar livre.
Além de criar um retiro rural agradável, a casa foi projetada com responsabilidade ecológica como objetivo principal. Apesar das temperaturas chegarem a 45 graus no verão, a casa foi construída sem ar condicionado. Uma combinação de massa térmica, orientação do edifício, dispositivos de sombreamento e ventilação inteligente (emprestando o conceito de "resfriamento noturno" de vinícolas da área) permite uma casa aberta que permanece confortável ao longo do dia e do ano. Este desempenho de eficiência energética permite que painéis térmicos e fotovoltaicos forneçam eletricidade e aquecimento espacial e de água.
A equipe de projeto abordou a sustentabilidade como mais do que uma simples lista de recursos agregados. Um dos nossos princípios de orientação foi a performance simultânea de múltiplas funções por um único elemento de projeto, alcançando benefícios máximos através de recursos mínimos. Além da eficiência, esta multiplicidade assegura que cada componente seja fundamental e significativo. Decisões ecologicamente responsáveis são integradas através do design, fazendo da sustentabilidade uma qualidade inseparável e profundamente integrada ao projeto completo.